segunda-feira, 29 de abril de 2019

AINDA NÃO ACONTECEU, MAS JÁ É MANCHETE

Ferradoários: SEM LUZ NO FIM DO TÚNEL.

O clima de apreensão que toma conta dos ferradoários é perceptível no ar. Com as concessões já tratadas e em fase de planejamento para futura e breve transferência ao setor privado a preocupação toma conta de todos, não só nas Líbias diretamente afetadas, mas em todo o carrossel do Ferrorama, pois, com a gestão mudando para uma empresa cuja economia é do tipo que chamamos “de mercado”, os salários praticados serão no padrão telemarketing, isto é, pífios.
E não porque o que se ganha no Ferrorama seja um ordenado de vulto, longe disso; o que se recebe pelo trabalho prestado garante o mínimo da dignidade à classe ferradoária.
Oficialmente nem o governo nem a direção da ChuPeTreM falam nada, mas aqui acolá perde-se o controle de alguns fragmentos de informação e o pânico fez com que variados setores tenham entrado em contato com os editores desse e-Pasquim para, com a ajuda do Blog, ter aonde ir centralizando informações e construir uma leitura mais objetiva dos eventos que estão por vir.
A novidade é que pessoas ligadas ao Presidente Mouro deixaram vazar no final da última semana que realmente o que é oficialmente negado será o destino dos funcionários, a demissão. Incialmente, de acordo com asseclas da presidência, será instalado um PDV – Plano de Demissão Voluntária e, se o desejado sucesso com os desligamentos não for atingido as demissões ocorrerão de qualquer modo, contudo, sem nenhum incentivo. Não bastasse isso o interesse, tanto da Casa Civil, hoje ocupada por especuladores ligados ao Doritos, quanto dos investidores famigerados do Consórcio que vai assumir o Ferrorama é tal que a direção do consórcio irá ser fiadora das demissões; ela fará empréstimo ao poder público para desligar os trabalhadores.
Ainda, de acordo com os algozes dos ferradoários, o consórcio privado alega que se não bastasse os salários ora praticados ser incompatíveis com a realidade econômica brasileira, leia-se período de reformas trabalhista e previdenciária e degradação de direitos sociais e trabalhistas, os atuais ferradoários são uma casta indolente e desqualificada. Quem interessava aos propósitos do Consórcio, devido a experiência e alguma qualificação, já tratou de se desligar e está trabalhando com a futura gestão planejando protocolos de serviço menos burocráticos e mais práticos para a futura ChuPeTreM.
Também chegou ao conhecimento desse e-tablóide que os próprios cinicatos já estão orientados a preparar a estrutura que, em breve, o Estado precisará de suas instalações para promover milhares de homologações e encerramentos de contratos de trabalho e, para quem imagina que o desastre será gradativo ou atingirá este ou aquele setor as notícias são ainda mais aterradoras, pois os cortes ocorrerão abruptamente e de modo amplo e irrestrito.

4 comentários:

Anônimo disse...

O ano era 1998 eu com 23a,vindo de família de pai e mãe metalúrgicos atuantes e conscientes de seus direitos e deveres, estava me tornando o orgulho do meu pai por estar seguindo seus passos,nessa altura já tinha os cursos de elétrica,eletroeletrônica,caldeiraria,torneiro mecânico,ferramenteiro de corte e dobra, e umas outras miçangas voltadas a área de metalmecanica e trabalhava na Scania.
Não tinha nenhum ferroviário na família,porém após a reeleição do FHC e a crise instaurada no país,cai na besteira de prestar o concurso na chupetrem e mudar meus rumos,pois achei que não teria mais nenhuma garantia na indústria automobilística e na ferrovia trabalhando concursado iria me especializar em outra área e rapidamente alcançaria altos postos pensava eu em minha inocência,pois bem passei e fui chamado no ano 2000 o que pra mim foi o maior erro da minha vida.
Resumindo hoje com 19a de empresa me tornei simplesmente um nada na vida profissional,claro que nunca fui promovido,pois aprendi com meu pai a ser honesto,ético e herdei dele o caráter e isso faz de mim um ser descartado pra qualquer promoção dentro desse lugar.
Hoje olho pra trás e vejo quanto tempo perdi e não entendo pq fiquei na chupetrem,não entendo pq me omiti nos tempos de chapa 2,pq furei greves pq??? O que esse lugar fez comigo? E por incrível que parece qd entrei nesse lugar na época pra completar 25a eu já tinha 7600 horas de cursos técnicos e profissionalizantes,porém depois que entrei aqui não consegui fazer nenhum um curso de Excel.
Esse lugar é uma máquina de moer seres humanos.
Hoje já vou pra 45a sem sonhos,perspectivas e objetivos o único orgulho que tenho é não ter deixado meus 3 filhos embarcar nesse trem da morte e hoje graças principalmente a mãe deles que não parou na carreira estão todos encaminhados e longe desse lugar.

Anônimo disse...

O ano era 1998 eu com 23a,vindo de família de pai e mãe metalúrgicos atuantes e conscientes de seus direitos e deveres, estava me tornando o orgulho do meu pai por estar seguindo seus passos,nessa altura já tinha os cursos de elétrica,eletroeletrônica,caldeiraria,torneiro mecânico,ferramenteiro de corte e dobra, e umas outras miçangas voltadas a área de metalmecanica e trabalhava na Scania.
Não tinha nenhum ferroviário na família,porém após a reeleição do FHC e a crise instaurada no país,cai na besteira de prestar o concurso na chupetrem e mudar meus rumos,pois achei que não teria mais nenhuma garantia na indústria automobilística e na ferrovia trabalhando concursado iria me especializar em outra área e rapidamente alcançaria altos postos pensava eu em minha inocência,pois bem passei e fui chamado no ano 2000 o que pra mim foi o maior erro da minha vida.
Resumindo hoje com 19a de empresa me tornei simplesmente um nada na vida profissional,claro que nunca fui promovido,pois aprendi com meu pai a ser honesto,ético e herdei dele o caráter e isso faz de mim um ser descartado pra qualquer promoção dentro desse lugar.
Hoje olho pra trás e vejo quanto tempo perdi e não entendo pq fiquei na chupetrem,não entendo pq me omiti nos tempos de chapa 2,pq furei greves pq??? O que esse lugar fez comigo? E por incrível que parece qd entrei nesse lugar na época pra completar 25a eu já tinha 7600 horas de cursos técnicos e profissionalizantes,porém depois que entrei aqui não consegui fazer nenhum um curso de Excel.
Esse lugar é uma máquina de moer seres humanos.
Hoje já vou pra 45a sem sonhos,perspectivas e objetivos o único orgulho que tenho é não ter deixado meus 3 filhos embarcar nesse trem da morte e hoje graças principalmente a mãe deles que não parou na carreira estão todos encaminhados e longe desse lugar.

Anônimo disse...

Na época que teve essa chapa 2 eu achei que era um bando de doidos. Hoje sei que foi a última chance que agente teve e agente se omitiu e agira todo vai se fuder.

Guaxinim falante disse...

Realmente a água está batendo no rabo desse povo mesmo porque pra manchinha acordar em pleno sábado 05:00 colocar uma camiseta azul de gosto duvidoso e pegar um trem só pra fazer graça pra diretoria da empresa é pq realmente a coisa tá feia,logo ela que de seg a sexta quase nem aparece em São João cai o ânus...